Esporte e Vida

Centenário de nascimento do empresário Luiz Martins Catharino Gordilho

Centenário de nascimento do empresário Luiz Martins Catharino Gordilho

No próximo domingo (15), comemora-se o centenário de nascimento do empresário Luiz Martins Catharino Gordilho. O dia será de lembranças para os familiares e amigos e também de homenagens ao patriarca de uma das famílias mais tradicionais da Bahia. Uma missa na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, com a celebração do padre Lázaro Muniz, marcará a passagem dos 100 anos.

Luiz Catharino Gordilho (1921-2005) presidiu a Companhia Progresso União Fabril da Bahia. Dos 84 anos de vida, dedicou mais de 60 ao Clube Bahiano de Tênis, do qual foi presidente por quase duas décadas (1962/64 e 1968/ 78). Pelos trabalhos realizados, conquistou o título de Benemérito. A mesma honraria lhe foi concedida pelo Clube Espanhol.

Além de comendas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, recebeu da Câmara de Vereadores de Salvador a medalha Thomé de Souza. A Confederação Nacional da Indústria também o homenageou com uma condecoração entregue pelas mãos do próprio presidente Albano Franco.

O empresário ainda dirigiu o Esporte Clube Vitória de 1953 a 1954. Em sua gestão, o rubro-negro conquistou o primeiro título de Campeão Baiano de Futebol Profissional. Como dirigente do Departamento Autônomo do clube, ainda garantiu os campeonatos de 1955 e 1957. Ele também foi presidente da Companhia de Navegação da Bahia.

Luiz Catharino Gordilho é neto do comendador Bernardo Martins Catharino e de Úrsula da Costa Martins Catharino, filho de Almir de Azevedo Gordilho e Úrsula Martins Catharino Gordilho. Casou-se com Ana Maria de Oliveira Gordilho, com quem teve oito filhos (Luiz, Regina Helena, Eduardo, Nuchinha, Jorge, Paulo, Monica e Solange). Tornou-se avô de 23 netos e bisavô de 34 bisnetos.

Além da saudade, Luiz Catharino Gordilho deixou a todos o exemplo de caráter, trabalho e competência. Ajudou a muitos pelos lugares onde passou. Mas nunca foi de falar das caridades que fazia. Só tempos depois da sua despedida, em novembro de 2005, que os familiares foram descobrindo quantas pessoas contavam sempre com ele. Seus ensinamentos seguem vivos no coração de todos que tiveram a chance de conhecê-lo.

“O coração de Luiz Catharino transportava carinho e alegria para todos nós. Foi um amigo e paizão acima de tudo. Ele fez de uma geração uma grande família”, relembrou o amigo, Jô Antunes. A missa em homenagem ao centenário acontece, a partir das 11h, do próximo domingo (15). A cerimônia vai contar com transmissão pela internet, através do Instagram e do YouTube.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.