Definição dos grupos marca lançamento da fase nacional da Copa 2 de Julho

Tudo já está pronto para o pontapé inicial da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15! A competição foi lançada na manhã desta quarta-feira, 19, na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu. No evento, foram apresentadas as equipes desta edição e o sorteio dos respectivos grupos.
A fase final da tradicional competição de base do futebol baiano acontecerá de 02 a 13 de julho em oito estádios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Mata de São João e Cachoeira. Serão, ao todo, 40 times destas regiões, do interior, de outros estados e fora do país na 14ª edição do torneio.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora mais uma edição no formato que há dois anos tem dado maior alcance para a copa, dividida nas fases regional, metropolitana e nacional. Ele destaca a dimensão da 2 de Julho nesta fase nacional, tornando-se a principal competição sub-15 do país, inclusive com a presença do único clube indígena profissional do Brasil, o Gavião Kyikatejê, que faz a partida de abertura contra a Seleção Brasileira Sub-15. Esse é o segundo ano consecutivo e sétima vez ao todo da Seleção no campeonato nacional.
“Essa é a maior competição do Brasil. A presença do time indígena mostra nossa preocupação e vontade de expandir e honrar cada vez mais a Copa 2 de Julho na relação com o país. A copa tomou uma proporção imensa com 306 times, uma mascote lindíssima e um reconhecimento nacional que nenhuma competição sub-15 tem no país. Esse tamanho é graças ao investimento assíduo do Governo do Estado no esporte e, especialmente, no futebol de base do estado”, comenta Vicente.
Representando a Federação Bahiana de Futebol (FBF), o presidente da Comissão de Arbitragem, Jailson Freitas, pontua a importância da competição para o futebol baiano. “O calendário já está sacramentado com a presença da Seleção Brasileira. É uma oportunidade muito grande para os garotos e uma visibilidade muito grande para os árbitros. Então, assim, são portas e janelas que se abrem”, explica.
Cenário nacional – Coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb e um dos precursores da primeira edição da Copa 2 de Julho, em 2007, quando ainda era sub-17, Sinval Vieira citou a presença de alguns times de renome nacional, como Palmeiras, Botafogo, Vasco, Atlhetico Paranaense, Goiás, Fortaleza e o atual campeão Atlético Mineiro. Além deles, equipes de outros estados (Seleção Sergipana; Treze, da Paraíba; ABC, do Rio Grande do Norte; e Comercial, do Maranhão) e de fora do país mostram a abrangência territorial do torneio. O Brausa, dos Estados Unidos, e o Bolívia 22, de Santa Cruz de La Sierra, são exemplos.
Comentários: