Etapa nacional dos JUBs 2019 teve lançamento nesta segunda em Salvador
A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, Arena Aquática Salvador, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas modalidades, além de equipamentos no município de Lauro de Freitas (Centro Pan-Americano de Judô e ginásio esportivo).
Em seis dias de competição, serão realizados jogos em 14 modalidades esportivas: basquete 3×3, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos FIFA, League of Legends e do JUBs acadêmico.
Ao apresentar a organização que está sendo preparada para a etapa nacional, o diretor da Sudesb, Vicente Neto, afirmou que todo o esforço está sendo feito pelo Governo da Bahia e parceiros para colocar “esses jogos no patamar que eles merecem estar, fortalecendo e engrandecendo o desporto universitário na Bahia e no Brasil como um todo. Estamos trabalhando para que a edição deste ano represente a quebra de paradigma dos jogos em termos de qualidade, organização e participação”, disse Vicente.
Já o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, falou que a realização dos JUBs possibilita dar visibilidade ao esporte universitário, sendo também uma excelente oportunidade para a formação de novos atletas. “Importante ressaltar que 53% de medalhas conquistadas por brasileiros na Olimpíada Rio 2016 foram atletas que passaram por edições dos JUBs”, contou Cabral.
Participação feminina – Presente à cerimônia de lançamento, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, observou a importância dos jogos universitários para o incentivo e participação das mulheres. Aproveitando do momento da Copa Mundial de Futebol feminino, a secretária homenageou a jogadora baiana Formiga, que integra a Seleção Brasileira e está na França disputando o mundial. “Temos muito que nos orgulhar da atleta Formiga, uma baiana, negra, que marca com talento sua presença na equipe brasileira”, destacou Julieta.
Etapa estadual – A etapa nacional dos JUBs é antecedida pelas seletivas estaduais – Jogos Universitários da Bahia. Realizada pela Federação Universitária da Bahia (Fube) e tendo o apoio do Governo do Estado, a etapa estadual acontecerá de 14 a 18 de agosto, com provas também disputadas em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas.
Neste ano, o Juba será realizado como evento teste da etapa nacional, servindo para avaliar e testar parte importante da operação e logística que serão implantadas para atender ao JUBs em outubro.
Foto: João Ubaldo – Ascom Sudesb
Comentários: