Futebol

FBF alerta clubes sobre atrasos em jogos da 9ª rodada do Baianão 2023

A Federação Bahiana de Futebol vem a público alertar os clubes do Baianão 2023 sobre atrasos nos jogos da 9ª rodada, a ser realizada no próximo domingo (26). Por se tratar de uma rodada decisiva para classificação e rebaixamento, todas as cinco partidas serão iniciadas às 16h.

A FBF lembra aos clubes sobre o risco dos atrasos propositais no início dos jogos decisivos. O objetivo é evitar a prática costumeiramente empregada por equipes de futebol, no tocante ao atraso na entrada em campo antes do início de partidas cujos resultados tenham relação direta com outros jogos na mesma data e horário.

Com base no Regulamento Geral de Competições da CBF, no seu art. 7º, inciso XV, independentemente da obrigatória execução de hino, as equipes devem ingressar em campo com antecedência mínima de nove (9) minutos do horário previsto para o início da partida, salvo se houver previsão em contrário no REC fazendo-se a contagem regressiva (countdown) padrão.

Já o art. 69 do RGC determina que, para efeito de possíveis penalidades aplicáveis pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia por atraso da partida, caberá ao árbitro da partida identificar na súmula os responsáveis pelo atraso no início e/ou reinício das partidas, bem como informar o tempo e as causas geradoras de tais atrasos.

A Associação que não apresentar sua equipe em campo no horário determinado, salvo motivo de força maior plenamente comprovado, ficará sujeita a multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por minuto de atraso, sem prejuízo da remessa da súmula do jogo para o TJDF-BA, visando também a aplicação das sanções previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.