Gabriel Porto conquista ouro na Copa Brasil de Paracanoagem e garante vaga no Mundial de 2025
Atleta baiano apoiado pela Sudesb irá disputar Copa do Mundo na Polônia antes do Mundial em Milão

O paracanoísta baiano Gabriel Porto, de 21 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria KL3 masculino 200m da II Etapa da Copa Brasil de Paracanoagem 2025, realizada entre os dias 25 e 27 de abril, na Praia da Alemoa, em Siqueira Campos (PR). Com o título, o atleta garantiu vaga para o Campeonato Mundial de Paracanoagem, que acontece em agosto, em Milão, na Itália.
Natural de Itacaré, Gabriel é apoiado pelo programa Bolsa Esporte, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), ligada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Representando a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), o paracanoísta integra o projeto Remando em Águas Baianas, parceria da Federação Baiana de Canoagem (Febac) com o governo estadual.
O ouro conquistado na segunda etapa da competição nacional repetiu o feito da I Etapa, realizada em março no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba (PR), consolidando o atleta como um dos principais nomes da paracanoagem nacional.
Preparação para a Europa
Gabriel também se prepara para representar o Brasil na Copa do Mundo de Paracanoagem, que será realizada entre os dias 22 e 25 de maio, em Poznan, na Polônia.
“Foi um sentimento único que soma felicidade e prazer de trabalho concluído. Sabemos que o alto rendimento é doloroso, e quando o resultado chega, ficamos muito satisfeitos. Faltam só três semanas para viajarmos para a Europa, mas estamos com grandes expectativas para o torneio. Acredito que vamos representar muito bem a Bahia lá fora”, disse Gabriel.
Bahia como polo da canoagem
O estado da Bahia segue se consolidando como referência na canoagem brasileira e internacional, revelando nomes de destaque como Isaquias Queiroz, Jacky Goldmann, Felipe Vinícius Santana e Valdenice Conceição. Com o crescimento do investimento em projetos sociais e esportivos, talentos como Gabriel Porto vêm se tornando realidade no cenário mundial.
Comentários: