Esporte e Vida

Uruguaio que venceu um câncer no intestino disputa a final a Copa Atakarejo Costa Verde Tennis

Uruguaio que venceu um câncer no intestino disputa a final a Copa Atakarejo Costa Verde Tennis

Créditos: Suely Barros 

O circuito mundial Seniors é palco de grandes histórias de vida. E uma delas está em Salvador (BA) e vai disputar neste sábado a final da Copa Atakarejo Costa Verde Tennis Clube 40 anos, torneio mundial Seniors, evento com 125 atletas de seis países e de todo o Brasil realizado no Costa Verde Tennis Clube, em Piatã.
Uruguaio natural de Montevidéu e radicado em Alagoinhas, no estado da Bahia, Gabriel Aguilar, de 58 anos, viveu um drama com um câncer no intestino e depois de longas sessões de quimioterapia e uma cirurgia complexa se curou há dois anos e disputa exatamente esta semana seu primeiro torneio no circuito desde 2013 e estará na final deste sábado para encarar o paulista Vitório Xavier.
“Me considero um vencedor por dividir o espaço com meus amigos, arbitragem, jogadores. Tive um câncer muito perigoso no intestino e durante a cirurgia tive muita chance de ter que jogar tênis em cadeira de rodas, já estava até por dentro de como era o circuito de cadeirantes e tudo, operei e consegui entrar na quadra de novo. Fecharam o intestino baixo e daí precisei ficar com uma colostomia definitiva. Aparentemente vou viver um pouco mais e poder ficar entre os amigos, foram dois anos de tratamento e estou curado há dois anos”, disse Aguilar que jogou tênis competitivo no juvenil, mas por falta de recursos financeiros e uma lesão migrou para ser treinador, conheceu uma baiana com a qual é casada há 32 anos e passou a morar no interior onde trabalha com agropecuária e tem um pequeno clube com quatro quadras de tênis onde também dá aulas.

“Jogava muitos torneios Seniors, morei 10 anos em Lisboa, fui ao mundial etc, mas depois do câncer voltei para me tratar no Brasil e estou recomeçando de novo”.
“Depois que me recuperei clinicamente, passei por quimioterapia, cirurgia muito delicada e tudo, precisava ter uma distração para minha cabeça , os problemas oncológicos acima de tudo são muito fortes mentalmente e precisava acreditar em um divertimento e sempre foi o tênis e uma grande terapia é estar com meus amigos no clube, em torneios”. 

Aguilar é apaixonado pela Bahia e faz elogios ao evento que tem atletas também da Itália, Portugal, Colômbia, Brasil e Paraguai.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.